sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Lady Gaga e suas influências...

... from Bowie, Glam Rock, Madonna e another artists from 80's. [É, gosto mais desse assunto do que vocês pensam!]

Lady GaGa - Just Dance



Lady Gaga é o nome artístico - inspirado na canção Radio GaGam do Queen - de Stefania Gabriella Germanotta, 22 anos, cantora e compositora de Dance-Pop-Eletro que faz sucesso atualmente com a música Just Dance (já foi meu toque de celular, por sinal. Hoje é Wave, do Tom Jobim). O próximo single, que já conta com videoclipe, é a música Beautiful Dirty Rich. Seu primeiro álbum, The Fame, será lançado nos EUA no dia 28 de outubro. GaGa compôs, inclusi
ve, uma música que foi gravada por Britney Spears. Confira entrevista aqui.



Lady Gaga em performance do Miss Universo 2008.

Segundo consta na biografia da cantora no site brasileiro, ela "Aprendeu a tocar piano por ouvido com apenas 4 anos, Lady Gaga escreveu a primeira balada de piano com 13 anos e começou a tocar em clubes com 14 anos.
Com 17 anos, ela se tornou uma dos 20 estudantes no mundo a conseguir admissão adiantada para a Tisch School of the Arts em New York. Com um contrato de gravadora garantido no aniversário de 20 anos, e escrevendo músicas para outros artistas (incluindo as Pussycat Dolls) antes do próprio álbum dela ser lançado, a carreira da Lady Gaga já estava detonando".
Essa é das minhas!

A cantora conta com referências pop que enveredaram pela inovação no visual,principalmente durante os anos 80.
David Bowie, além de toda vanguarda musical, foi um grande camaleão. Do visual english boy até as cores chocantes, pinturas, jaquetas, cabelos nas décadas de 70/80. Os terninhos com ombreiras, sempre muito coloridos, são marcas de Bowie (bem como de muitos seguidores da época) - e serviram de inspiração para a composição do visual de Lady Gaga. Não só o visual, mas também, a atitude. Lady Gaga faz momentos de mysterious girl, outros de extrema sensualidade, outros de "quero chocar". Interessante.

David Bowie, na capa do disco "Alladin Sane" e GaGa, no clipe de "Just Dance". Semelhanças?

Na maioria de suas apresentações a cantora faz uso dos tais terninhos, sempre com ombreiras largas, calças justíssimas de vinil, coillants que deixam as pernas à mostra, óculos escuros e sapatos plataforma, muito altos.
Todos esses acessórios compõem um visual retrô-80's-sexy que muito me agrada. Todas essas referências, toda essa performance instigante - ela realmente é diferente de tanto produto pop por aí. Atitude pop como é raro ver em novas cantoras desse estilo, que tanto se reciclam, se imitam e se remedam.


As coreografias - e o visual dos dançarinos - lembram muito o clip "Human Nature", da Madonna.

O cabelo, então, é todo de megahair. Loiríssimo e com corte super marcado e reto. Já tem cantora por aí usando referência da própria Lady Gaga. Quem?

Xtina, é claro. Inclusive as calças de vinil. Outra "inspiração" na Lady GaGa, aqui.

Em breve farei uma resenha sobre o álbum The Fame, o qual ainda não ouvi. Mas, sobre a música Just Dance, posso dizer que foi pensada e concebida para tocar em pistas de dança. A menina tem futuro, se conseguir se destacar no meio de tanto peixe around the radios.
Pelo visual, já chama a atenção. Agora, focar no som diferencial e conquistar uma cadeira, quem sabe, semelhante à Daft Punk. Exagero?


3 Told us something new!:

O que é o Partido Publicidade e Jornalismo disse...

Opa...
Mais 80's da vida aparecendo por aí...

Agora é esperar pra ver ser a guria vai vingar

Beijos

http//passecerto.wordpress.com

Fiorella Gomes disse...

pra mim, ela ja vingou..
vai dizer que nao escutam "just dance, it´s gonna be okay da da doom" no banho!?

impossível ficar parado!
acho que no mercado atual, o que faz a fama é o diferente! Acho que vamos ouvir mto dela ainda!

aguardando ansiosa a resenha!
ouvi outras musicas..
mto boas! ^^

bjao!

Ana C. disse...

ziggy stardust + billy idol de saia + erotic madonna = essa lady aí.

nossa... nem fale dos outros 'produtos' pop. pena & nojo :S